Um projeto de sucesso, resultado de um trabalho em equipa entre diferentes entidades especializadas nas mais variadas áreas de atuação no município; que após diversas reuniões, debates e partilha de sugestões, vêm agora um espaço de real valor acrescentado para a comunidade ganhar vida.
Com a conclusão das obras de infraestruturas para breve, antecipadas para meados de Maio de 2022, era nossa ambição, conjuntamente com todas as entidades envolvidas, ver a comunidade receber as infraestruturas de um novo bairro, com topónimos já atribuídos que transparecesse a verdadeira identidade de bairro; com as suas ruas, passeios, calçadas e alamedas bem sinalizadas e perfeitamente integradas entre si.
Com orgulho vimos a proposta resultante desta parceria ser aprovada pela Assembleia de Freguesia reunida no dia 24 de junho, e pela Câmara Municipal na reunião do dia 25 de agosto de 2021.
A inspiração, o conceito e os critérios da proposta:
Sendo a proposta de toponímia uma importante peça na construção da identidade do bairro, todos os 18 topónimos respeitam 4 critérios gerais:
- Valorização: criar um conceito topónimo forte que contribui para a valorização do espaço;
- Unidade: conceitos que contribuem para a unificação do espaço e singularidade da identidade de Vila Rio;
- Intemporalidade: uma proposta que se perpétua no tempo; que preserva e enaltece a memória e identidade do município;
- Caráter pedonal: topónimos que reforçam o caráter pedonal do empreendimento, das “Calçadas” às “Alamedas”.
Os topónimos do bairro Vila Rio:
Os topónimos de Vila Rio dividem-se em duas grandes temáticas:
- A história: O revisitar da história do lugar e o homenagear dos 500 anos de funcionamento das salinas. O dar continuidade ao conceito topónimo já atribuído à Rua do Telhal, de caráter histórico forte.
- A cultura e tradição: O homenagear da cultura portuguesa através da tradição cristã. O elencar de santos que praticam o bem e que cuidam e protegem os lares.
Nos arruamentos localizados na parte superior do bairro são inspirados na “história do lugar” que está intimamente ligada aos avieiros, ao Tejo, às salinas e aos pescadores. Assim, dá-se seguimento ao caráter e identidade histórica da já existente Rua do Telhal.
A Praça do Sal faz a ligação entre os dois temas. Por um lado, o sal enquanto matéria-prima explorada antigamente, e por outro lado, o sal, sinónimo de preservação e de purificação. A Praça do Sal, situada no coração de Vila Rio, relembra a história e vivências da Póvoa num espaço desenhado para estar e conviver, favorável à criação de novas memórias.
Nos arruamentos localizados na parte inferior do bairro densifica-se o tema da “cultura e tradição” com os hagiotopónimos. Os santos escolhidos surgem como 4 pescadores e como praticantes do bem. Vila Rio surge nos seus braços, numa envolvente marinha onde o sal e os pescadores ocupam um lugar na sua história
As calçadas surgem pelo próprio revestimento do pavimento e pelo caráter pedonal que se pretende associar ao projeto. Um revestimento que remete para a exclusividade de técnicas milenares portuguesas.
Este é um exemplo claro do espirito colaborativo entre entidades públicas e privadas. Um trabalho em equipa, de que muito nos orgulhamos e, que acompanha todo o processo de desenvolvimento e crescimento do novo Bairro Vila Rio.