As alterações impostas ao nosso quotidiano, por força do contexto de pandemia, fizeram com que, a palavra “casa” tenha hoje um significado muito mais profundo.
Aquele que era um espaço de utilização individual e exclusiva para os momentos lúdicos em família transformou-se num espaço mais diversificado, e com uma utilização mais intensa, enaltecendo a importância das casas integrarem zonas amplas, abertas e com uma forte relação com o exterior.
O conceito de “casa” alterou-se, passando a agregar funções até agora divididas entre espaços como restaurantes e bares, salas de cinema, spas, ginásios, entre outros. “Casa” passa a ser espaço de partilha, onde se descansa, se trabalha e se aprende, onde se fazem refeições e se pratica desporto.
Nesta lógica, a pandemia veio sobretudo valorizar ainda mais as zonas exteriores, acentuando tendências já anteriormente verificadas. Destaca-se a valorização das grandes varandas e dos jardins privativos, enquadrados em apartamentos com áreas generosas e layouts bem distribuídos.
Um bairro multiusos que proporciona diversas vivências
O futuro das cidades tem vindo a concretizar-se com a criação de bairros que oferecem diferentes experiências e que preenchem diferentes necessidades do quotidiano. Neste contexto, o bairro Vila Rio para além de oferecer habitação, comércio, serviços e infraestruturas que contribuem para a requalificação da frente ribeirinha, propõe um estilo de vida mais saudável, ativo e uma forte relação com a Natureza. Com estruturas pensadas para o convívio e lazer, incluindo instalações para a prática de caiaque e outras atividades aquáticas, Vila Rio surge como o lugar ideal para o exercício físico, uma prática que se destacou nos últimos meses por ser uma das principais ferramentas para fortalecer corpo e mente e combater a ansiedade e fadiga emocional.
A procura por espaços com um ritmo mais calmo
Tem-se vindo a assistir à valorização simultânea de zonas mais calmas e periféricas e de zonas que oferecem uma maior proximidade a comércio e serviços, respondendo à vontade, cada vez maior, das pessoas se fixarem nos seus bairros e de viverem um estilo de vida mais local. Por outro lado, a crescente preocupação com questões ambientais e de sustentabilidade traduz-se numa procura por projetos com mais-valias paisagísticas prescindindo de projetos localizados nos grandes centros urbanos, onde o trânsito e a poluição ambiental e sonora geram um estilo de vida mais stressante.
O privilégio de usufruir da Natureza à porta de casa
Projetado para que os seus utilizadores usufruam da envolvente, uma das maiores vantagens do bairro Vila Rio é a proximidade ao rio Tejo e aos parques ribeirinhos, proporcionando um contacto único com a natureza. Viver este bairro é sentir a brisa do Tejo pela manhã, combinado com o aroma dos espaços verdes, onde as plantas e árvores desempenham o papel de filtros naturais.
A identidade bairrista – e diferenciadora – do bairro Vila Rio encaixa-se perfeitamente no novo conceito de qualidade de vida pós-pandemia. Caminhar junto ao rio é, mais do que nunca, sinónimo de qualidade de vida. Poder treinar no parque e a seguir passar no mercado local, desfrutando da proximidade do rio Tejo e das zonas verdes, vai permitir a residentes e visitantes um estilo de vida mais calmo.
Um bairro que privilegia simultaneamente o trabalho e o lazer
Também os paradigmas laborais sofreram profundas mudanças com a situação global; conceitos como teletrabalho parecem ter vindo para ficar, tendência que exige uma readaptação por parte das pessoas e empresas. Na procura de uma nova casa, estar próximo do escritório ou da empresa deixa de ser fundamental, priorizando-se espaços mais amplos que privilegiam a relação com o exterior e que contribuam para o aumento dos índices de qualidade de vida.
Vila Rio encaixa, na perfeição, esta necessidade dos dias de hoje, oferecendo espaços de habitação amplos e acolhedores que estão a segundos de diversas infraestruturas de lazer que contribuem para melhorar a forma como aproveitamos a vida.