O desenho urbano do bairro Vila Rio está assente em três estruturas principais: rodoviária, pedonal e ecológica, que em conjunto criam uma circulação fluída de pessoas e veículos, valorizando o ecossistema em redor.
O Desenho urbano: um bairro multiusos percorrido a pé
Ao longo de todo o bairro encontra-se a extensa Alameda das Salinas que atravessa e percorre todo o bairro, separando a zona residencial da zona de serviços. Da zona residencial chega-se ao parque e daí, à beira-rio, promovendo um estilo de vida atrativo para quem gosta de viver o exterior e para quem valoriza o contacto com a natureza. .
Vila Rio também prevê o desenvolvimento da chamada Praça do Sal, um espaço comercial situado no coração do bairro, para que nada falte aos residentes e visitantes de Vila Rio. Este projeto traz assim o conceito de comércio de proximidade com qualidade que inclui pontos de destino e de referência na cidade.
Com o objetivo de criar espaços confortáveis e aprazíveis para os habitantes, residentes e visitantes do bairro, desenvolveu-se uma linha urbana pensada para deslocações pedonais e de bicicleta – incluindo uma ciclovia que percorre todo o espaço e faz a ligação com aquela já existente frente ao Tejo.
Com recurso preferencial por materiais nacionais incorporaram-se elementos urbanos de excelência como passeios em calçada portuguesa, ou áreas verdes de usufruto público que funcionam como separadores entre quarteirões com acessos às diferentes zonas de lazer.
A implantação perpendicular dos edifícios, permite definir eixos de comunicação da freguesia com o parque ribeirinho e o rio Tejo, cria uma integração perfeita entre os diferentes espaços sem barreiras, resultando num espaço fluído e conectado.