Home  –  Notícias

Urbanismo Sustentável Vila Rio

09

Set 2021

O urbanismo sustentável como vetor de desenvolvimento do Vila Rio

Construir um futuro melhor, através de cidades sustentáveis

O desenvolvimento do bairro Vila Rio apoia-se num projeto de urbanismo sustentável com capacidade para influenciar, de forma positiva, os hábitos de vida dos futuros ocupantes.

O desenho urbano de Vila Rio foi idealizado para que este projeto se consiga integrar perfeitamente no município e para aproximar a comunidade, tornando-a mais participativa e dialogante.

Como exemplo, está a estrutura ecológica do bairro, com diversas zonas verdes e zonas de estar, que privilegia uma melhor qualidade de vida, uma utilização frutífera do espaço público e uma consciencialização ambiental.

Um desenho que promove um bairro dinâmico e humanizado, quer pelo forte caráter pedonal com estruturas que privilegiam o conforto dos peões quer pelos espaços que incentivam a vivência exterior, o comércio de rua e os eventos culturais.

Os espaços de Vila Rio que concretizam o conceito de urbanismo sustentável

Vila Rio ganha vida a partir de um projeto urbanístico que considera o uso misto com espaços para comércio, habitação e serviços. Desta forma, fica garantido a criação de espaços multifuncionais, com dinâmicas e vida própria ao longo de todo o dia.

Esta dinâmica, gerada por um fluxo constante de movimento promove o crescimento económico do próprio município, promovendo o acesso facilitado ao comércio de rua e criando locais próprios para a realização de eventos artísticos e culturais (ex..: Passeio das artes com >4.800m2 de caminhos dedicados à valorização de arte e cultura local, com galeria e anfiteatro ao ar livre).

Ainda na lógica da sustentabilidade, Vila Rio prioriza o transporte público e a mobilidade suave, com uma estrutura viária que promove a redução das emissões de CO2 provocadas pelo uso excessivo e desnecessário de meios de transporte poluentes.

Passeio das Artes – Espaços que promovem a aproximação da comunidade e a partilha

Um compromisso com a sustentabilidade

A Teixeira Duarte adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas enquanto quadro global para moldar, conduzir e relatar as ações das empresas suas participadas.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram fixados numa cimeira da ONU com o propósito de criar uma agenda ambiciosa com vista à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento económico, social e ambiental à escala global até 2030. Na sua abordagem ao quadro dos ODS, o Grupo Teixeira Duarte realizou uma avaliação aos impactos das atividades desenvolvidas pelas empresas participadas sobre as prioridades e aspirações globais para 2030 definidas nos 17 ODS. Através desta avaliação, o Grupo identificou, a um nível local, um conjunto de ODS que são mais relevantes e que hoje conduzem as atividades dos diferentes negócios.

Tendo como referência este enquadramento do Grupo Teixeira Duarte, também Vila Rio é uma oportunidade para contribuir para a Agenda 2030 da ONU.

Tornar as cidades, seguras, resilientes e sustentáveis é um dos objetivos deste projeto que em concreto implementa as orientações previstas no ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis incorporando as seguintes orientações no desenvolvimento deste novo bairro:

  • Assegurar a qualidade de vida dos residentes e visitantes, disponibilizando equipamentos públicos e espaços verdes naturais que fomentem o espírito comunitário, a salubridade ambiental e a segurança conjunta;
  • Aposta num ordenamento do território sustentável, com a utilização de métodos inovadores e eficazes de planeamento e gestão;
  • Aposta em novas configurações e usos dos espaços públicos; potenciando a coesão social e o fortalecimento da economia e identidade local;
  • Adaptação do sistema de mobilidade do bairro, valorizando a criação de caminhos pedonais, ciclovia e acessos privilegiados ao rio e ao centro da Póvoa.

Saiba mais sobre as ODS 11: https://www.ods.pt/objectivos/11-cidades-e-comunidades-sustentaveis/?portfolioCats=24

A importância da criação de espaços que melhoram as relações humanas

Urbanismo sustentável é um conceito bem presente em todas as etapas do projeto do bairro Vila Rio, no qual se destaca a vertente social associada aos diferentes espaços criados e que responde ao desafio de melhorar as relações humanas, com novas configurações e usos para os espaços públicos.

Praça do sal
A ocupação inteligente de espaços é outro dos elementos fulcrais no planeamento do novo bairro. Materializa-se na conceção de ruas que servem, ao mesmo tempo, para conviver e para circular, ou de núcleos urbanos concebidos para simplificar o dia-a-dia e aumentar a qualidade de vida.
Com assinatura do conceituado arquiteto português, José Manuel Costa, também o projeto de paisagismo do bairro Vila Rio prioriza o aproveitamento das zonas exteriores e espaços verdes, equilibrando perfeitamente as áreas urbanas e de uso comum.
Passeios, ciclovia e lazer em Vila Rio

A sustentabilidade materializada ao longo do bairro de Vila Rio

Todas estas orientações são incorporadas nos mais de 42.000m2 de espaços verdes e 5.200m2 de caminhos pedonais em calçada portuguesa, abertos a todos para caminhadas e corridas, passeios de bicicleta, exercício físico e atividades em grupo como piqueniques ou refeições entre amigos.
Este carácter multiusos e de proximidade promove a proteção ambiental e a mobilidade leve, permitindo que os cidadãos se desloquem, nas suas movimentações quotidianas, a pé ou de bicicleta. A sustentabilidade materializa-se também em outras infraestruturas, como o mobiliário urbano de exterior, em plástico 100% reciclado, distribuído ao longo do bairro para deleite físico e visual de quem vai passando. Estende-se também – mesmo no coração do bairro – a uma área com 5.700m2 inteiramente dedicada ao comércio, à restauração e ao lazer, evitando deslocações prolongadas desnecessárias, utilizando meios de transporte menos sustentáveis.
Planeado hoje para receber as famílias do amanhã, o bairro Vila Rio dá resposta às necessidades de quem procura uma maior qualidade de vida, maior proximidade com a natureza e uma vivência mais amiga do ambiente.