Viver Vila Rio é experienciar uma nova forma de viver, consubstanciada num bairro pensado com conhecimento e mestria, e que tem a memória como um dos eixos centrais de desenvolvimento.
Temáticas como herança cultural e valorização do património desempenham um papel fundamental na narrativa do bairro, onde os seus habitantes e visitantes são personagens principais.
A calçada portuguesa faz parte da cultura nacional e surge como elemento fundamental para a valorização da memória. A integração deste pavimento histórico em Vila Rio representa um upgrade ao projeto inicial, e surge como forma de desenvolver um bairro com um forte caráter pedonal.
Tal como em incontáveis ruas de Lisboa e outras cidades pelo mundo fora, este pavimento convida à vida fora de portas, ao convívio entre amigos e família, atividades desportivas ao ar livre ou passeios por ruas cheias de história. No bairro Vila Rio encontramos 25.000m2 cobertos de calçada portuguesa, abraçando técnicas seculares para embelezar o espaço exterior com um toque de tradição.
Bairro Vila Rio: A perfeita integração com o Parque Ribeirinho
Localizado frente ao Tejo e cercado por zonas verdes e parques urbanos, o bairro Vila Rio encaixa-se na perfeição no ambiente circundante. Ao mesmo tempo que homenageia tradições, o projeto respeita e enaltece o paisagismo já existente.
A utilização da calçada portuguesa no bairro Vila Rio concede uma transição suave com o Parque Ribeirinho. A utilização do mesmo revestimento dá seguimento áquilo que já estava construído, resultando numa sensação de familiaridade a que facilmente se quer pertencer.
Neste local temos por um lado, o Parque Ribeirinho, um espaço “poético” elevado sobre o rio. Por outro o bairro Vila Rio, caraterizado por um projeto de paisagismo urbano idealizado de raiz, onde a filosofia “naturalista” lhe confere um carácter próprio e permite assim uma integração perfeita com o parque e rio que lhe enriquece a vista. Uma junção perfeita, com linguagens semelhantes e que resulta num conjunto harmonioso e equilibrado.
Um Bairro inspirado no rio Tejo e suas tradições
Um marco de expressão artística e criativa
De natureza artística inquestionável, a calçada portuguesa serve para empedrar passeios, ruas, avenidas, praças e tantas outras zonas, mas é também muito usada para ornamentar estes espaços com desenhos e motivos que reportam a narrativas tradicionais e acontecimentos históricos como os Descobrimentos.
A multitude de utilizações comprova a genialidade e poder de adaptação do material e dos artesãos por detrás das criações. Capaz de sobreviver ao sinal dos tempos, adapta-se aos mais diferentes espaços e tem várias formas de ser colocada.
Além da típica – e mais tradicional – antiga calçada, onde é aplicada uma combinação de calcário e granito, o bairro Vila Rio também integra também uma calçada mais artística, com pedras de diferentes formatos para criar designs únicos. Um deles é exatamente o logótipo de Vila Rio, que é assim adaptado do papel para a calçada ao longo de todo o bairro.
De traço minimalista que reporta à frente ribeirinha e à vida das suas gentes, a representação deste padrão num artifício tipicamente português, está carregada de significado, avivando a memória coletiva e o sentido de pertença. A impressão do logótipo na calçada portuguesa enaltece a história lusa ao mesmo tempo criando uma marca identitária, exclusiva do bairro.
A inpiração
Uma aposta no que é nacional e sustentável
Não foi em vão que se optou pelo uso combinado de calcário e granito no bairro Vila Rio. Além de serem matérias-primas presentes na natureza, há uma redução de emissões na sua produção. É de notar também a questão da sustentabilidade. Por ser abundante em Portugal – principalmente Porto de Mós e Santarém – e haver centros de produção com alta qualidade no país, a calçada portuguesa acaba por ser produção nacional, já que todo o processo tem lugar no país, poupando-se tempo no transporte, combustível, mão-de-obra, o que contribui para uma diminuição da pegada ecológica. Além disso, é um material 100% reutilizável, passível de ser empregue uma e outra vez para diferentes efeitos em diferentes locais.
A calçada portuguesa torna-se, assim, um dos elementos caracterizadores do bairro Vila Rio. Ponte entre passado e futuro, contadora de histórias, herança viva da cultura lusa, e criadora de novas vias de comunicação, é certamente um marco identitário do bairro que remonta a outros tempos. A sua interação com outros elementos exclusivos do bairro, demonstra a versatilidade deste material e suas técnicas, mostrando-nos que não só continua vivo, mas de ótima saúde, pronto a integrar novas histórias e aventuras junto ao rio Tejo.
Candidata a Património Cultural Imaterial
Em março deste ano foi formalizada a candidatura pela Associação de Calçada Portuguesa. Uma candidatura que destaca não só a arte final, como os artistas e os calceteiros. Uma forma de enaltecer o orgulho e reconhecimento nesta arte e que Vila Rio também promove e apoia.
A calçada portuguesa do passado ao futuro